
28/Agosto/2017

Os Defensores
O desfecho da saga Marvel/Netflix.
A Netflix conseguiu mais uma vez, Os Defensores cumpriu com maestria oque prometia. Mas vamos com calma, Nem tudo são flores. Nós, o Fala Tiozão Nerd, destrincharemos a serie. Mas sem spoiller.
Matt Murdock (Charlie Cox), o Demolidor; Jessica Jones (Krysten Ritter), Luke Cage (Mike Colter) e Danny Rand (Finn Jones), o Punho de Ferro, lutam contra o crime e a injustça sem saber que em breve seus caminhos vão se cruzar.
Como a sinopse definitivamente não é o ponto forte dessa serie, vamos colocar assim...
Depois de apresentar os quatro heróis em series independentes (Demolidor, Jessica Jones, Luke Cage e Punho de Ferro) com ganchos que ligava o universo como um todo, a Marvel e Netflix deixaram tudo encaminhado pra unifica-los em uma grande serie. Uma série coesa e coerente (ou quase) com tudo o que foi apresentado até então.
A trilha sonora e a fotografia ficaram incríveis. Dignas de premiações. A divisão de cores especificas para os personagens foi uma jogada de mestre. Esse efeito nos possibilita identificar o arco de cada personagem, mesmo que estejam interagindo um com os outros ou todos ao mesmo tempo. Ou seja, uma identidade para cada personagem. E como se não fosse o suficiente, é criado uma quinta personalidade que é independente das outras. Com uma palheta de cores branca surge a vilã Alexandra (Sigourney Weaver). Que alias, rouba a cena diversas vezes.
A interação entre os personagens ficou fantástica. O roteiro tem um cuidado todo especial com a ligação entre eles. Principalmente entre o Punho de Ferro e Luke Cage. O que me faz torcer muito por uma serie dos Heróis de Aluguel. Mesmo sabendo que não faz parte dos projetos da Marvel.
E, já pra deixar bem claro, a Elodie Yung (Elektra) definitivamente não serve para esse personagem no quesito atuação. O fato da atriz saber lutar ajuda muito, muito mesmo. Mas com relação a atuação, assim como na segunda temporada de Demolidor, aqui ela não agradou. Não convence mesmo. Em grande parte a culpa é do roteiro que não soube trabalhar e valorizar a personagem. Já a atriz, ela se esforça bastante. Mas não consegue entregar um bom trabalho, deixando claro que esse é o limite de sua atuação.

COMENTÁRIOS
E finalmente, uma breve analise da serie como um todo, porem, dividido em arcos para facilitar o entendimento.
Primeiro arco
Na série, um evento cataclísmico em New York City causado pelo Tentáculo coloca inevitavelmente os heróis para agirem. A principio individualmente, porem acabam se juntando.
A união dos personagens, em dupla, foi bem orquestrado. Uma união coerente e agradável de se ver. Porem, na hora de juntar os quatro... não sei, da a sensação de que faltou algo ou que cortaram algo. Ficou um tipo de buraco no enredo. O que me leva a crer que Drew Goddard, Douglas Petrie, Marco Ramirez (diretor e roteiristas) procuraram uma saída preguiçosa de roteiro e direção. E infelizmente isso ocorre diversas vezes no decorrer da serie. Mesmo assim, esse primeiro arco foi agradabilíssimo de se ver.


Segundo arco
Nessa etapa tudo esta indo de vento e poupa. Fluindo bem, com exceção dos vilões. Os heróis começam a se conhecer e aprender a colocar suas diferenças de lado e a trabalhar juntos.
Já o Tentáculo, surge com personagens novos já no primeiro episodio e no decorrer da serie surgem outros. Porem, não ficou bem explicado quem são e por que são como são. Seus objetivos pessoais, suas ganancias, desejos, defeitos, traumas... nada. Ficou tudo muito na superfície, não se aprofundam. Oque impede uma conexão entre o personagem e o publico.
As cenas de luta são sujas visualmente. Cheias de cortes e muita edição. Mas ainda assim aceitável já que não ficou tão diferente das cenas de luta das outras séries.

Terceiro arco
Bom e ruim, ao mesmo tempo! Como assim? Vou explicar.
Talvez por ter apenas oito episódios, a trama da serie como um todo teve de ser meio corrida. Mas essa etapa ficou realmente corrida. E juntando isso a um roteiro preguiçoso, a série ficou com muitas perguntas e poucas respostas. Principalmente com relação aos vilões. Afinal, por que fazem todo esse estardalhaço na cidade? Qual o objetivo deles? E por que desse objetivo? E qual é o “verdadeiro” objetivo caramba?!?!
O protagonismo puxado por Demolidor e Punho de Ferro ao longo da serie é bem aceito e justificado já que eles são inimigos declarados do Tentáculo. Ao contrario da serie Punho de ferro que foi extremamente fraca, em Os Defensores o Punho de Ferro “brilhou forte”. Na realidade, essa sim foi a série do Punho de Ferro. A trama envolve sua historia direta e indiretamente. A atuação de Finn Jones melhorou consideravelmente. E convenhamos que o roteiro ajudou bastante nisso.
O fim foi bom, aceitável. Mas poderia ter sido muito melhor. E novamente por conta do roteiro preguiçoso.

O fim foi bom, aceitável. Mas poderia ter sido muito melhor. E novamente por conta do roteiro preguiçoso.
Entre pros e contras, a série teve mais pros. Agradou-me bastante apesar dos erros de roteiro e direção descomunais.
AVALIAÇÃO:




Tio Lon
O Fala Tiozão Nerd quer saber sua opinião e para abrimos um espaço para discussões sobre o tema abordado nesse Tiozão Comenta em nosso Fórum. Respeite as regras do Fórum.
Clique aqui e de sua opinião sobre a sobre a série Defensores em nosso Fórum