
28/06/2019

UNIVERSO X-MEN NAS TELONAS
DEPOIS DE QUASE 20 ANOS X-MEN FECHA SEU CÍCLO NOS CINEMA, SERÁ DEFINITIVO?
Fala galera que acompanha nosso site, com a exibição nos cinemas do filme X-men Fênix negra a franquia fecha seu arco com a turma do First Class dividindo até hoje opiniões entre erros e acertos.
Em uma atualidade em que os cinemas estão cercados de filmes de heróis, os queridos da escola para jovens super dotados do Professor Xavier, ainda continuam conseguindo certo sucesso.

Desde sua estreia no ano 2000, as versões desses heróis dos quadrinhos maravilharam os fãs pelo mundo todo, a pontaria foi certeira ao trazerem, o consagrado ator Patrick Stewart de Star Trek – A nova geração, Duna e Excalibur no papel do Professor X, Ian McKellen o Gandalf e O último grande herói, alguns nomes já conhecidos como Halle Berry de os Flintstones sendo a Tempestade, Famke Janssen de 007 contra Goldeneye encarnando a bela Jean Grey, Ciclope atuado por James Marsden dentre outros como Shawn Ashmore sendo Bob Drake o Homem de gelo.

Mas com certeza dois personagens que chamaram muito a atenção dos fãs quando os viram nas telonas foram Wolverine e Vampira. Pessoalmente vi uma Vampira muito diferente dos quadrinhos e do desenho o que com certeza fez muita gente como eu chiar sem parar, mas Hugh Jackman no papel do mutante mais invocado com certeza trouxe excelentes expectativas para o filme. Teve boa bilheteria e garantiu sua sequência no ano de 2003, X-men 2 trazendo mais personagens como Noturno dirigido pelo mesmo Brian Singer ambientando a realidade social na época, o preconceito e também aprofundar um pouco na origem de Wolverine.

A luta dele com a Lady Lethal foi pura sanguinolência e nos estilo com garras e fator de cura. E terminando com Jean Grey nos preparando para o que vinha por aí demostrando um despertar da Fênix no final desse longa.
Já em 2006 com X-men 3 – O confronto final tinha tudo para ser o melhor filme da trilogia, porque mais uma vez trouxeram personagens, fanservices, e o enredo que se iniciou na cena do filme anterior em seu final, o surgimento da Fênix.

Todos os fãs estavam esperando por isso, contudo, descaracterização de personagens, sumiço de outros e a morte nada a ver de Ciclope e de Xavier fizeram mais críticas negativas do que positivas ocuparem todos os veículos de comunicação sobre a obra.

Dirigido dessa vez por outro diretor de nome Brett Ratner que já dirigiu filmes como Dragão Vermelho, A hora do Rush 2 e Ladrão de diamantes, ou seja, o cara não era ruim, mesmo assim o filme foi muito hostilizado pela crítica e pelos fãs. Lamentável porque o mesmo apresenta pontos bem colocados, como cena aparecendo um sentinela, a polêmica cura e a presença da velha rivalidade.

Passam-se três anos e 2009 nos traz uma produção que também tinha tudo para ser o melhor filme, mas o enredo e outra vez a descaracterização de alguns personagens fizeram X-men Origens – Wolverine um filme sofrível entre os fãs mais dorosos. Efeitos especiais em alguns momentos, falhos e um sobe desce do enredo, sem falar daquele Deadpool.
Uma pena porque há elementos do quadrinho Arma X muito legais, até a relação com Dentes de Sabre não ficou uma vergonha total, erraram na minha opinião, apenas em aspectos decisivos de personagens e conclusão. O que acharam?

O universo cinematográfico ainda continuava a nos surpreender com produções da linha X-men e em 2011 fomos presenteados com um recomeço na história dos mutantes em outro grande filme produzido por Bryan Singer, Simon Kinberg, Lauren Shuler Donner e Gregory Goodman dirigido pelo então Matthew Vaughn de Stardust o mistério da estrela e Kick-Ass, o filme X-men First Class (Primeira classe).
Esse acertou em muitos aspectos de formação dos personagens, efeitos, enredo e na construção da amizade entre Charles e Erik. Uma versão que trouxe como inimigo principal Sebastian Shaw do Clube do inferno interpretado pelo ótimo Kevin Bacon.
O filme abriu as portas para uma linha temporal diferente dando muito importância a Mística interpretada pela muito conhecida Jennifer Lawrence. O filme foi muito bem recebido pois apresentou mais solidez em sua trama.

Estamos chegando agora ao ano de 2013 dessa trilha nas telonas dos mutantes mais queridos dos quadrinhos, estreou no mês de Julho o segundo filme solo do Wolverine, dessa vez Wolverine o imortal com as aventuras do Cajun no Japão com direito a reencontro frente a seu passado, confrontos muito bem coreografados e a participação de outro personagem apresentado nos cinemas, o Silver Samurai com uma origem muito diferente do que conhecemos nas páginas do quadrinho.
Ainda aparecem a Víbora uma inteligente adversária juntamente com Mariko e Yukio. O filme apresenta Easter eggs e fanservices mas não agradou de forma unânime os fãs, contudo, a cena final abre as cortinas para uma adaptação de uma grande saga.
Assim é lançado em Maio de 2014 X-Men - Dias de futuro esquecido trazendo de volta na direção Bryan Singer. Nessa produção o enredo é muito bem construído juntando as linhas de tempo da primeira trilogia com a de First Class unindo os elencos dos filmes para resolverem um grande problema causado por ações da Mística contra membros do governo americano e com isso criando um futuro apocalíptico para a raça mutante.

Novos e já conhecidos personagens formam um show de apresentação de poderes e situações a prova para todas as equipes, Mercúrio dá seu show e gostei muito do final.
Dois anos depois chega às telas outra adaptação com o elenco de First Class enfrentando um terrível e poderoso inimigo, Apocalipse que de acordo com o enredo foi o primeiro mutante a surgir na Terra há séculos atrás e sendo desperto na atualidade para conquistar o planeta com a ajuda de seus cavaleiros recrutando Magneto, Tempestade ainda novinha, Arcanjo e Psyloke outra personagem dos quadrinhos que dá o ar da graça com beldade e capacidades inigualáveis.

Filmaço apresentando a jovem equipe dos X-Men ao resgate do professor X capturado para ser o novo hospedeiro de Apocalipse. Novamente Mercúrio rouba a cena para salvar vários alunos da escola, o final mostrando uma participação muito especial delirando os fãs e a conclusão esperada ao aparecer um pouco da Fênix. Dividiu opiniões, mas achei que valeu muito a pena. Vale a conferida.
Antes da continuação direta dos acontecimentos com os X-Men, em 2017 o ator Hugh Jackman interpreta o que acredita pela última vez, seu grande papel nesse universo mutante, o filme LOGAN.

A história se passa em 2029 em uma realidade onde os mutantes estavam quase extintos, um doente Professor Xavier sendo escondido por Wolverine junto com outro mutante de nome Caliban. No meio de toda essa situação, Wolverine não está mais em sua forma pois, o adamantium que sempre o ajudou em muitos momentos no passado agora envenena seu corpo causando complicações com seus poderes de regeneração deixando-o doente e envelhecendo. Isso não o impede de ajudar uma menina perseguida por uma organização responsável em replicar DNA mutantes em experiências com crianças e descobre que a menina Laura foi criada a partir de seu código genético e intitulada como X-23.

Situações complicadas, adversários bem convincentes e uma fuga eletrizante pelo interior do país com direito a um dramático final dá o título do melhor filme da franquia falando apenas desse incrível personagem. O filme apresentou toda a força e selvageria de Wolverine em sua “última” aventura dirigida por James Mangold. Excelente!
E fechando toda essa trajetória de altos e baixos nas produções do universo X-Men, estreou nesse mês X-Men: Fênix negra escrito e dirigido por Simon Kinberg.

O filme mais uma vez divide opiniões porque trazer a saga da Fênix negra dos quadrinhos mais uma vez para as telas foi uma aposta. Algumas coisas lembram bem os quadrinhos, uma nave, a equipe dentro dela, Jean usando seus poderes para salvar a todos, a entidade tomando conta de seu corpo, manifestações descontroladas de poder, mais um personagem morrendo pra variar, gente querendo tirar proveito e por aí vai. Entretanto sendo uma versão as coisas vão acontecendo de uma forma que não convenceu aos fãs outra vez. Acho válido ir ao cinema, assistir e formar suas opiniões, só assim para sentirem se vale a pena ou não.
Ufa! É isso, os X-Men produzidos pela Fox está há tanto tempo em nossas vidas que dá um gostinho melancólico quando vê que chegou ao seu final, pelo menos por enquanto. Vejamos o que a Marvel/Disney tem preparado para o futuro desses adorados heróis. Nos vemos em uma próxima, até lá.
AVALIAÇÃO:



ESSE FOI NOSSO TIOZÃO COMENTA ESPECIAL X-MEN.
NÃO ESQUEÇA DE COMPARTILHE EM SUA LINHA DO TEMPO NO FACEBOOK E NAS SUAS OUTRAS REDES SOCIAIS.
BASTA CLICAR NOS BOTÕES ABAIXO!!
DEIXE SEU COMENTÁRIO


SENSEI – EDITOR – COLUNISTA (RADAR NIPPÔNICO)
O tempo é a habilidade para transformar o conhecimento.
Aproveite cada minuto para conhecer mais e mais!!!