

BANDA L’ARC~EN~CIEL NOS ANIMES
Todo mundo sabe que dentro dos maiores títulos envolvendo animes, games, tokusatsus e outros, sempre tem uma trilha sonora muito boa. Dependendo do gosto de cada um, sempre aparecem verdadeiros ícones no cenário musical das franquias adoradas pelos amantes da arte. Independente do seu gosto agrada um pouco de cada.
E grandes nomes do J-Rock, J-Pop, Metal e outros foram ingressados ao nosso gosto através de sua participação nas OSTs (Original, Sound Track) dos títulos que adoramos. Dentre muitas bandas e cantores que marcaram época, hoje vou falar para vocês um pouco da banda L’arc~en~Ciel original de Osaka, onde iniciaram sua história de sucesso incontestável no ano de 1991 até os dias atuais.

Em um rápido histórico, a banda é composta pelos quatro integrantes, hide no vocal, tetsu no baixo, ken nas guitarras e yukihiro o baterista definitivo. Nomes com suas iniciais em minúsculo, uso do visual Kei e a maquiagem bem presente, marcam o estilo da banda em sua concepção.

A formação começou de um jeito e naturalmente houve mudanças dos integrantes ao longo do tempo. O primeiro guitarrista foi Hiro que foi substituído por ken, na bateria, estiveram presentes antes de yukihiro os nomes pero e Sakura. O significado do nome da banda é arco íris em francês e os japoneses o chamam também carinhosamente de Laruku.
A participação com trabalhos da banda no mundo dos animes começou em 1994 no anime DNA² com a canção Blurry eyes do álbum Tierra, sendo abertura e confirmando um tremendo sucesso.


A banda já estava caindo no gosto dos fãs. Já tinham lançados singles como Nijji, The Four Avenue Cafe temas de Rurounin Kenshin. Contudo, uma reviravolta ocorre causando a saída do baterista Sakura que foi preso por porte de drogas. Depois de um hiato devido ao acontecido a banda chama Yukihiro já entrando com uma grande tarefa em mãos, gravar um álbum ao vivo, o Reincarnation Tokio Dome 1997 que simplesmente vendeu todos os ingressos do show em singelos quatro minutos. Recorde no local até hoje.

Continuando sua participação em animes e outras produções, o L’arc~em~Ciel também assina com uma de suas músicas a Spirit Dreams Inside a trilha sonora de Final Fantasy The Spirit Within a primeira versão para os cinemas do jogo da Ubisoft. Chegaram a se afastarem para seus projetos individuais, mas em 2003 se juntam mais uma vez para uma pequena turnê pelo país engajando sua volta com força total.
E em 2004 junto com vários singles no mercado, lançam Ready Steady Go do anime Full Metal Alchemist da autora Hiromu Arakawa, aliás, só em Full Metal Alchemist tem pelo menos umas quatro compilações desses japoneses roqueiros dentre aberturas e OSTs nos movies.

Já receberam vários prêmios como sendo considerada pela Organização Japonesa de Cultura a maior banda de todos os tempos. Atualmente os integrantes lançaram um single de nome Don’t be Afraid que está na trilha de um dos games mais conhecidos do mundo o Resident Evil VR lançado na feira japonesa Tokyo Game Show no último dia 15 de Setembro.

Com seus vinte cinco anos de estrada, mais de doze álbuns lançados assim como singles e diversos produtos, essa banda tem um lugar guardado no coração de cada amante da cultura oriental em especial a japonesa por sua trajetória de conquistas através de um amado e admirável trabalho. Os animes que possuem em suas trilhas sonoras músicas do L’arc~em~Ciel não são atoas excelente pedidas para aproveitarem boas histórias. Recomendo DNA², Rurounin Kenshin (Samurai X), GTO, Full Metal Alchemist, Gundam 00 e outros.



Em breve voltarei ao Radar Nippônico para falar de mais bandas que além de fazerem sucessos com seus trabalhos, incorporam o mundo dos animes com música de qualidade para todos os gostos. Logo publicaremos aqui no FalaTiozão bandas como Flow, Porno Graffitti, X-Japan e outras. Grande abraço e até o próximo Radar Nippônico.
Gostou?
Assine o Site e compartilhe.

Sensei.