top of page

Mega Man: A Jornada Mega Incrível.

Ele é ferro e fogo, Mega Man!

Ele é puro aço, Mega Man!

 

 Quem nunca jogou ou viu alguém jogar com o robozinho cabeçudo azul de pernas parrudas e desproporcionais? Conheça agora a Mega saga da Mega franquia Mega Man.

 Mega Man (ロックマン, Rokkuman, Rockman no Japão) é uma das mais lucrativas franquias de games da historia. Criada pela Capcom, estrelado pelo personagem Mega Man. A série é bem conhecida, tendo mais de cinquenta versões lançadas (MY GOD!), o que a torna a série mais produtiva da Capcom. A franquia teve inicio em 1987 com o primeiro Mega Man, que foi lançado para o Nintendo 8bts. Este jogo e suas sequências compõe a série original de jogos, mas foram criadas vários spinoffs que se passam no mesmo universo.

  Apesar da longa e incrível história do personagem, a carreira de Megaman começou de humilde. A Capcom tinha como prioridade na época fazer um novo game feito especificamente para se jogar em casa. Os jogos anteriores da Capcom feitos para o Famicom eram meras adaptações de jogos de arcade. Para que o projeto tivesse resultados possíveis, a Capcom deixou o projeto nas mãos de talentosos criadores, entre eles, um artista chamado Keiji Inafune, considerado por muitos o Grande Criador de Mega Man. Inafune, como grande fã de animes, ao criar a Série Mega Man se inspirou na Série Astro Boy. Curiosamente, Mega Man era vermelho, ao invés de azul em seu conceito inicial. Só mudaram porque o azul possuía mais tons diferentes na paleta de 54 cores do NES.

  O jogo estabelece muitas das configurações que definem a originalidade de Mega Man, bem como seus derivados. Mega Man ​​apresenta uma configuração através da qual o jogador pode escolher a ordem das fases iniciais a serem completadas. Com cada "Robot Master" derrotado no final de uma fase, uma nova arma é adicionada ao arsenal do jogador para ser usada contra os inimigos.

  O jogo foi bem recebido pela crítica pela sua alta dificuldade por sua visão global. Embora não tenha sido um sucesso comercial, o jogo foi seguido por inúmeras continuações, muitos dos quais utilizam basicamente o mesmo enredo e configurações de jogo instituídas pelo jogo de 1987.

      Jogos lançados 

  A série clássica, a origem da história, tem 11 jogos principais (Mega Man, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, Mega Man e Bass, 9 e 10), com versões para Game Boy e PC. Onde Mega Man é a primeira parte, seguido de suas dez sequências diretas.

 Antes mesmo de história chegar ao fim, à série avança para Mega Man X (Mega Man X, X2, X3, X4, X5, X6, X7 e X8), em seguida vieram Mega Man Zero (Mega Man Zero, 2, 3, 4),  Mega Man ZX (Mega Man ZX, Advent)e Mega Man Legends.

  Já a série Battle Network (Mega Man Battle Network, 2, 3, 4, 5 e 6), é um derivado existente em um universo paralelo (onde foi à tecnologia de rede progrediu, ao invés da robótica) e tendo como sequencia a série Star Force(Mega Man Star Force, 2, 3 e Wave Change! On Air!).

Resumindo a Historia

Bom, hora de darmos uma breve pincelada na história. Infelizmente não será possível colocar toda a historia e mitologia da franquia nessa matéria. Se eu for fazer isso, vocês teriam que ler praticamente um livro, ou mais de um! Sendo assim, apresento a vocês um resumo cronológico. Devo frisar a palavra “cronológico”. Com isso ficarão de fora as sagas Mega Man Battle Network e Mega Man Star Force. Bom, vamos ao resumo!

 Fase Clássica

  Na série, dois gênios da robótica, Dr. Albert Wily e Dr. Thomas Light, criam uma nova geração de robôs superior a quaisquer outros já criados (Robot Masters). Então, Wily, ex-sócio de Dr. Light (criador de Mega Man), vendo o incrível potencial dos robôs, começa a imaginar que, com eles sob seu comando, poderia ter um enorme poder nas mãos. Ao compartilhar seus planos de domínio com Light e ter retorno negativo, rouba seu projeto inicial, Protoman (Blues, no original), para servi-lo, junto com outros robôs.

  Dr. Light, então, cria Rock, um robô ajudante de laboratório e Roll, uma ajudante doméstica. Quando Wily resolve usar os Robôs para cometer terrorismo, Rock não entende por quê seus irmãos estariam cometendo tais barbaridades e pede para Dr. Thomas Light torná-lo num robô de batalha para deter Wily. Surge então Mega Man, o robô azul que sempre estraga os planos malignos de Wily.

  Fase X

 Algum tempo depois, Dr. Light cria um novo robô chamado X. X era um robô muito forte, e por isso ele tinha capacidade para desrespeitar as 3 leis da robótica. Com medo, Dr. Light resolve deixar X armazenado em uma cápsula para que no futuro a humanidade tenha melhor controle sobre os robôs. Por isso, essa criação só é despertada um século depois pelo explorador Dr. Cain. A tecnologia de X era avançada mesmo para aquela época e deu origem a um novo tipo de robôs chamados reploids. Alguns reploids, porém, revoltaram-se contra a humanidade, eles foram chamados de Mavericks. Cabe a X e aos Maverick Hunters, (caçadores de Mavericks) parar essa ameaça. O novo vilão da série é Sigma.

  Fase Zero

 Em Mega Man Zero, o jogo muda: X (o original) está desaparecido e sua cópia perfeita controla uma cidade onde a paz é mantida à força. Ciel, a líder dos rebeldes, lidera uma expedição para encontrar o lendário Reploid, Zero. Encontrado em estado de animação suspensa, Zero é trazido de volta à vida por Ciel e logo em seguida une-se a ela e à Resistência contra o Copy X.

  Vent/ Aile são dois jovens que trabalham na empresa Girouette Express, uma empresa de entregas que circula por toda a “Inner”. Porém, certa vez eles se vêem obrigados a sair para a zona “Outer” para cumprir seu trabalho, e é nessa hora que eles são atacados pelos Mavericks. Enquanto Vent/Aile junto com Girouette (Giro, em inglês) transportam um Live/Bio-Metal (objeto que contém informações do passado), eles caem em um buraco e vê algumas pessoas sendo atacadas por uma cobra mecânica. O Bio-Metal X, vendo a coragem do garoto ativa o Model X, onde Vent/Aile fica com a armadura de X.

  A Inner é atacada por Mavericks, e Giro usa sua Bio-Metal que contém o Model Z, que faz com que ele se transforme na nova versão do Zero. Mas ele é derrotado e entrega a Bio-Metal para Vent/Aile. Que usam o Modelo ZX que é a fusão dos modelos Z e X. Com o tempo eles conseguem outras transformações e usam desse poder para trazer de volta a paz.

  O protagonista é Mega Man Volnutt, um escavador, que com a ajuda de sua irmã, Roll Casket e seu avô adotivo, Barrel Casket, um prestigiado geólogo e aventureiro estão a procura de refratores, além destes são acompanhados por um ativo macaco mecatrônico, Data. A nave da família Casket, o Flutter começa a cair devido a problemas no motor e eles são forçados a aterrizar na ilha mais próxima, Kattelox habitada por uma civilização. Com o impacto, a nave perde a capacidade de voar e Mega Man se prontifica consertá-la, porem, a ilha está sofrendo diversos atentados causados por piratas voadores . Mega Man, com a ajuda do departamento de polícia, descobre que eles estão atrás de um grande tesouro escondido em Kattelox, predito por uma lenda antiga, que também narra catástrofes que destruíram totalmente as civilizações anteriores da ilha várias vezes. Neste contexto, ambos passam a procurar pelo mesmo tesouro e, nesta corrida, descobrem os mistérios por trás da lenda.  

  

  Anime e os OVAs

 A primeira aparição de Mega Man em desenho animado foi na serie animada americana Capitão N, onde ele tinha aparições regulares. Os fãs de Mega Man hoje irão notar que o personagem era totalmente descaracterizado. Sua armadura era verde. Ele era baixinho e colocava a palavra "mega" na frente das palavras ("Tanto mega açúcar não faz bem a você", Kid Icarus). Alimentava-se aparentemente de células de energia que caiam de inimigos destruídos (tipo comer o coração da pessoa que você matou... mas, em!?). Foi fabricado por Dr. Light, que também era um pouco diferente nos jogos. Também havia a Mega Girl (não confundir com Roll, essa definitivamente não era ela!). O maior desejo de Mega Man era se tornar humano. Houve um episódio que Mega Man e Mega Girl conseguiram tornar-se humanos ao passar por uma prova.  

Mega Man

Em 1995, Mega Man ganhou sua própria Série, produzida por Joe Ruby e Ken Spears e exibida no Brasil pela SBT por volta de 1998. E diga-se de passagem, o melhor anime da franquia.

  

Mega Man: Upon a Star

Mega Man: Upon a Star, conhecido no Japão como Rock Man: Hoshi ni Negai o (ロックマン星に願いを), é uma animação de vídeo original da série (OVA), produzida por Ashi Productions  em 1993. A série foi apresentada pelo Japão Center for Intercultural Communications. O OVA é visto como uma série de curtas educacionais sobre a cultura do Japão. O primeiro episódio tem um Inglês dub por The Ocean Group pouco depois, mas o resto não se apelidado até 2002, e nunca estava disponível para o público até 2005, quando ele finalmente viu um VHS e DVD libertação na América do Norte pela ADV Films.  

Mega Man NT Warrior

O Anime Mega Man NT Warrior conta a história de Lan Hikari (Hikari Netto no original), um rapaz que vive em um futuro onde todos têm PETs (Personal Electronic Terminal - Terminais Eletrônicos Pessoais) com NetNavis usados para se fazer inúmeras atividades, estando toda a economia desta sociedade ligada à "rede" (como a internet) funcionando como um "Mundo alternativo", e os programas nele criados possuem uma alta inteligência artificial, como o NetNavi de Lan é o Mega Man, que o ajuda a se livrar de várias enrascadas.  

 A primeira temporada do Anime mostra as tentativas da organização terrorista: Mundo 3 (World 3), de dominar a rede. Esta temporada acaba com o sacrifício de Mega Man. Na segunda temporada, Lan e seus amigos restauram o programa de Mega Man e destroem PharaohMan. Logo em seguida é introduzida a NetCity, o lugar ideal para os NetNavis conviverem uns com os outros. Bass aparece pela primeira vez em NetCity, como um Navi misterioso. A Tumba (Gospel/Treble no original) se mostra o novo inimigo de Lan e MegaMan. Vale lembrar que Mega Man NT Warrior contém vários cortes e edições em relação à versão japonesa, ocorrendo mudanças que contradizem até mesmo o jogo original.

Mega Man Star Force

A história gira em torno da família de Geo Stelar (Subaru, no original em japonês). Seu pai Kelvin trabalha na Estação Espacial Internacional, onde são estudadas as "Ondas Eletromagnéticas Iam. Mas acontece algo de errado na Estação e Kelvin vai até o gerador principal verificar o problema. Ele coloca o Visualizador de Ondas Iam (Visualizer, equipamento criado por ele mesmo) e vê uma hiper carga de ondas eletromagnéticas resultando em um chamado para os seres do planeta FM. Este chamado foi recebido por Omega-xis (War Rock, em japonês). Com a forte onda de radiação das ondas eletromagnéticas, Kelvin acaba morrendo, sobrando somente o visualizador. O senhor Aron Boreal, grande amigo de Kelvin e de sua família, dá a notícia a Hope Stelar (mãe de Geo), entrega o visualizador a Geo e fala da importância dele para o seu pai

  No dia seguinte a presidente da sala onde Geo estuda, Luna Platz, vai à casa de Geo para descobrir o motivo de ele não ter ido as aulas até agora, então Hope conta sobre a morte de seu esposo e diz que na próxima aula Geo irá a escola, contra a vontade do garoto. Mais tarde, no metrô, Geo continua conversando com Omega-xis sobre os aliens do planeta FM, e na estação ele acaba encontrando com Prez e sua turma, onde Bud Bison e Zack falam que ele deve respeito à presidente, mas Geo sai de lá e procura o Senhor Boreal. Depois da visita ele volta para a estação onde vê o trem caindo e Bud, Zack e Luna lá. Então Omega-xis diz que Geo e ele podem salvá-los fazendo uma "Iam-wave Change" ("Troca de ondas Iam", Dempa Henkan no original em japonês) e Geo se torna Mega Man, derrotando os vírus e salvando Luna e seus amigos.

Mega Man (2017)

"Projetado para crianças de 6 a 9 anos e também para pessoas mais velhas que jogaram seus jogos, a série irá acompanhar o mais novo 'alter-ego' de Mega Man, Aki Light, um normal e otimista estudante robô que, quando ativado, se transforma em uma armadura impenetrável. Outros personagens antigos e novos irão aparecer. Mega Mini também será incluído." – Declarou Keiji Inafune, criador do personagem.

De acordo com a Capcom Unity, a nova série animada de Mega Man irá acompanhar a história de Aki Light, um normal e otimista robô estudante que vive em 'Silicon City'. Ele cedo descobre os protocolos que estavam guardados secretamente no fundo de sua programação, que permite que ele se transforme, lhe dando uma armadura de Nanocore, o Mega Buster e o icônico capacete que permite se transformar em um super herói: O Mega Man!

  Prometendo excitantes novas tecnologias e robôs, a série será em volta das aventuras e desafios de Aki Light - a.k.a Mega Man. Enfrentando as ameaças a Silicon City, ele tenta esconder sua identidade de super herói e manter sua vida normal de um robô estudante.

  A nova série será exibida em 2017, provavelmente comemorar o aniversário de 30 anos do Mega Man.

 Conclusão

  Sem duvida Mega Man é um gigante dos games e animes. Possui uma verdadeira legião de fãs mundo a fora. Nesta matéria, como é possível notar, ficou de fora incríveis participações do personagem em outros games e card game também.

  Gostaria muito de ter falado dos RPGs, mas infelizmente não são produtos oficiais da franquia sendo criado por fãs. Mas independente disso, não há como negar que toda a história e mitologia de Mega Man é incrível. Fica uma dica preciosa: Joguem! Joguem muito!!!

 Se você gostou da matéria, compartilhe!

 Até a próxima!

Tio Lon - Joguem Muito!!!

PARCEIROS 

Gostou da leitura? Contribua agora e nos ajude a proporcionar notícias e novidades a você leitor  

SENSEI OTAKU NERD FOREVER
UNIVERSO OTAKU
bottom of page