Tokusatsu na Veia!!!
- Sensei
- 18 de ago. de 2017
- 4 min de leitura
Há mais de 50 anos os heróis da terra do sol nascente nos
defendem de todas as ameaças vindas dos quatro cantos ou mais do universo, são os amados e odiados Tokusatsu.
Opa galera, antes tarde do que nunca eu aqui o Sensei voltando a escrever em nossa amada coluna depois de um tempo com tanta coisa pra fazer, “Ô vida corrida!”
Dessa vez trago um assunto que gosto muito, Tokusatsu, Tokushu Satsuei, termo japonês utilizado para identificar estilo de produções para cinema e televisão com efeitos especiais. Quando eu era só um garoto jamais tinha ouvido ou lido sobre tal expressão e sim, desenhos japoneses.
Me lembro bem quando assisti pela primeira vez Ultraman em 1980 uma reprise na TV Alterosa aqui em Minas Gerais. Quando vi a primeira vez já me identifiquei com o jeito de agir dos heróis do outro lado do mundo.
Claro que quando mais jovem não entendia profundamente várias mensagens que a série passava, eu só queria saber de ver meus heróis em ação contra monstros e salvando as pessoas. Logo após brincar no terreiro de casa levantando a cápsula Beta e sendo Ultraman.
Isso ficou na minha cabeça por muito tempo. Quando assisti Os vingadores do espaço e Robô Gigante eu já gostava e me preparava sempre sozinho assistindo. Assim teve início a uma paixão que levo há anos no peito e hoje chamamos de Tokusatsu. Essa matéria é para os fãs com todo carinho.
Falar de todos em uma matéria é ficar vários dias para um aparato mais minucioso, então citarei alguns e outros já famosos em nossas terras.
De acordo com pesquisas feitas em blogs e sites conhecidos, a notícia dos primeiros tokusatsu veio com as produções de Godzilla o monstrão gigante que detonava sempre com Tóquio em cada filme que aparecia. Isso na década de 1950 e logo após a criação do herói Máscara Lunar (Gekko Kamen, inédito no Brasil) uma alternativa oriental em popularizar seu herói assim como Batman e Super Homem já famosos na época e que levavam os ideais americanos para todos os cantos. Surge através de uma campanha publicitária de uma empresa de eletrodomésticos outro herói icônico na mesma época National Kid, famoso em nosso país.
Com os avanços tecnológicos, os tokusatsu ganharam com o tempo um cuidado e mais investimentos em suas criações ocorrendo o surgimento de vários estilos começando pelos Kyodai heroes (Gigantes) em 1966 com o inigualável Ultraman produzido pelo gênio Eiji Tsuburaya.
Fez tanto sucesso que perdura sua franquia até hoje com a estreia do atual Ultraman Geed.
Logo em seguida em 1971 empenhados em criar novos heróis japoneses outro visionário que se destaca com sua criação é Shotaru Ishinomori um mangaká experiente com trabalhos como Ciborg 009 traz ao público outro herói inesquecível, Kamen Rider ou se preferirem motoqueiro mascarado. Diga-se de passagem, sucesso até os dias de hoje também.
Acompanhando as tendências e querendo sua fatia no bolo que só crescia, a Toey Company em 1975 traz outra fórmula de sucesso acompanhando o estilo tokusatsu, os Super Sentais (Super esquadrões) estreando Himitsu Sentai Goranger que juntamente com seus primos em produções perdura até os dias de hoje com sucesso em mídias, brinquedos e demais campanhas publicitárias.
Com tantas franquias de sucesso cada estilo ficou sendo identificado como:
Kyodai Heroes: Godzilla, Robô Gigante, etc.
Kamen Riders: Ichigo, Ni Go, Black, Kabuto, etc.
Super Sentais: Goranger, Dynaman, Changeman, etc.
Henshi Heroes: National Kid, Patrine, Cybercops, etc.
Metal Heroes: Gavan, Jaspion, Jiraya, etc.
Ultraman: Jack, Taro, Ace, Tiga, Dyna, Geed, etc.
Muitas opções e para todas as idades, como se fosse as novelas daqui do Brasil que sempre tem uma em produção para passar em seus horários programados na televisão, no Japão funciona com a mesma finalidade entra ano e sai ano sempre tem uma nova produção engatilhada, principalmente nos gêneros Super Sentai e Kamen Rider. Metal Hero teve sua última série produzida em B-Fighter Kabuto, contudo, atualmente com as estreias de especiais nos cinemas do Sol nascente podemos curtir excelentes crossovers com outros estilos.
Quando tal entretenimento desembarcou no Brasil na década de 1960 as coisas foram tomando um rumo que muitos guardam com carinho até os dias de hoje. Em 1964 National Kid e em seguida, Vingadores do espaço, Ultra Q e Ultraman.
Em 1970 vieram outras produções exibidas nas redes de tv, Gazeta, Tupi com as séries Esper, Ultraman, Ultraseven e o regresso de Ultraman respectivamente. No início da década de 1980 veio um dos meus favoritos Spectreman de 1971 no Japão.
Então o ano da virada dos Tokusatsu no país foi em 1988 quando mais uma vez eles invadem nossas televisões com a aparição do Super Sentai Esquadrão Relâmpago Changeman e O fantástico Jaspion nas tardes da Rede Manchete, canal 4 em Belo Horizonte onde eu morava. Essas duas séries já eram vistas no mercado de VHS paulista e foi um passo arriscado para o detentor Toshihiko Egashira. Arriscado e certeiro pois o sucesso foi instantâneo.
Foram quase dez anos de uma avalanche de Tokusatsu na televisão seguida pelas emissoras Bandeirantes e Rede Globo de Televisão, mas a Manchete comandava a audiência nas manhãs e tardes com seus heróis coloridos com enredos que sempre relacionava a vida dos envolvidos e seus deveres para proteger o planeta de invasões constantes do espaço.
Há para muitos que Tokusatsu melhores são os da década de 80 exibidos no Brasil, mas não se enganem. Apesar do contexto atual ser muito diferente e as tendências serem outras, com a internet conseguimos ter contato com várias produções vindas não apenas do Japão como também China, Coreia e outros mantendo o gênero quase que imortal para muitos gostos.
Recomendo sempre que assistam as primeiras para saberem de onde vieram e porque. Assimilem o que tem de melhor em cada uma para um melhor aproveitamento e a diversão é garantida. Eu sou fã incondicional de todas que tive contato e recomendo várias quando quiserem entrar em contato.
Aqui em Minas Gerais temos encontros com fãs de várias franquias para exibições e bate papo. O que vale é se divertir.
Até a próxima em nosso Radar Nippônico!
ESSE FOI MAIS UM ARTIGO DO RADAR NIPPÔNICO.
VENHA PARTICIPAR DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP CLICANDO AQUI!
NÃO ESQUEÇA DE COMPARTILHE EM SEU FACEBOOK E NO TWITTER E NAS SUAS OUTRAS REDES SOCIAIS.
BASTA CLICAR NOS BOTÕES ABAIXO!!
DEIXE SEU COMENTÁRIO
Comments