Hércules!
- Equipe Fala Tiozão Nerd
- 26 de set. de 2016
- 5 min de leitura
A Avaliação da HQ Hercules nº01 a nº04

Fala galera, dessa vez vamos falar sobre as edições nº01 ao nº04 de Hércules!

HISTÓRIA POR: Dan Abnett
ARTE POR: Luke Ross
CORES: Guru - eFX
LETRAS POR: Joe Sabino
ARTISTA CONVIDADO: Clay Mann, ChrisSotomayor, Jay Anacleto e Richard Isanove.
EDITORA ORIGINAL: MARVEL Comics - All-New, All-Different Marvel
EDITORA NACIONAL: --- --- ---
PREÇO DE CAPA: $ 3,99
PREÇO DE CAPA BRASIL: R$ --- --- ---
DATA DE LANÇAMENTO ORIGINAL: 04 de novembro de 2015
Hércules é possivelmente o personagem fisicamente mais forte da editora Marvel Comics. Tanto que ele surgiu como um vilão para o Hulk (o qual já venceu inúmeras vezes). Foi notória a aceitação por parte do público, e levando em consideração o fato dele ser citado como o maior “herói” da Grécia antiga, não havia o porquê mantê-lo como vilão. E assim foi. Logo virou um dos mocinhos da editora. E deu muito certo. Ou quase isso.
Por um bom tempo Hércules foi tratado simplesmente como um herói arcaico no período moderno, ou seja, ele agia como os guerreiros das antiga.
Ainda não entendeu?

Certo, ele vivia mais ou menos assim: lutava, vencia, enchia a cara, fazia uma orgia, bebia mais um pouco, fazia outra orgia, lutava bêbado com algum inimigo e voltava a beber. E assim seguiu por séculos. Por conta desse comportamento e de editores que não sabiam muito bem oque fazer com o personagem, ele caiu em desgraça para com os leitores e para a sociedade fictícia onde vivia.
Os roteiristas o transformaram em um herói viciado em orgias, alcoólatra, que vivia fazendo besteira. Ele parecia mais um vilão do que qualquer outra coisa. Mas agora que as Guerras Secretas acabaram, chegou a hora de retomar seu legado. Mudar de vida e voltar a ser o herói de outrora.
Sejam todos bem vindos à nova HQ de Hércules. Vamos comentar o arco introdutório de sua jornada heroica por redenção, as quatro primeiras edições do título.
Sinopse:
“Em tempos antigos, Hércules foi o maior herói de todos. Dentre seus feitos e coragem, ele se torno famoso adorado através do mundo. Ele foi o primeiro herói do mundo, e se tornou modelo para todos heróis que vieram depois dele.
Mas no mundo moderno, Hércules não tem feito nada a não ser aproveitar sua fama e celebridade. Ele adquiriu uma má reputação por sua conduta alcoolizada, seu comportamento rebelde e seu estilo de vida devasso. Um motivo para fofocas e escândalos, ele se tornou irrelevante.
É hora dele se aposentar e desaparecer, ou conseguirá ele se reencontrar novamente, colocar sua vida em ordem e lembrar o mundo – um mundo cheio de surpreendentes heróis modernos – que ele foi o primeiro deles... E continua sendo o maior defensor que o mundo já viu.”
Comentários:
Este título é a meu ver um grande pedido de desculpa da Marvel Comics para os leitores. Após a mega saga Secret Wars Hércules ganhou uma oportunidade digna das eras mitológicas. Um personagem de grande poder e carisma simplesmente foi jogado de um lado pro outro sem ter um grande objetivo. Apenas aventuras passageiras. Houveram sagas ligadas aos Vingadores e outros títulos em que o herói foi de extrema valia. Tanto que foram feitos diverso arcos onde tudo girou em torno da mitologia grega.
Assim sendo, vamos a analises.
Arte e Enredo
A arte automaticamente me remete a renovo. Vemos Hércules trajando um novo uniforme. Com detalhes mais modernos. Placas protetoras em sua calça (isso mesmo, agora ele usa calça), mesmo que ele nunca tenha precisado disso por ser quase invulnerável, mas ficou bem, a estética agradou e modernizou o herói arcaico. Ele sempre lutou com o tórax exposto, mas agora faz uso de uma espécie de cinto transpassando-o. E como já é de costume do personagem, ele usa um elmo. Esse conjunto o deixou muito mais agressivo. E pela primeira vez consegui imaginar como seria interessante vê-lo em ação nos cinemas, mesmo sabendo que não existe nenhum projeto de filme para ele. E tive a mesma impressão em todas as capas. Já no corpo interno das edições vemos uma arte boa e que se encaixa muito bem na proposta.

Em diversos momentos vemos Hércules fazendo uso de armas de fogo, armas realmente modernas e até mesmo o uso de tecnologia avançada. isso é de suma importância para a trama, pois mostra a mudança do arcaico guerreiro para um tipo de super soldado moderno. Ele ainda usa as armas tradicionais como espada, maças, machados, entre outros. Mas ao contrario do que ocorreu antes, o personagem agora vem buscado se atualizar e se adaptar a tecnologia moderna. É quase como ver um bárbaro usando uma metralhadora.
Trama e Narrativa
A história já começa como 2 garotos indo atrás de Hércules para pedir ajuda e se deparam com um herói não muito convencional. Esse fato já mostra de cara as consequências da vida que ele levava. Mas a parte realmente interessante é que vemos ele realmente tentando mudar enquanto tenta ajudar seu amigo Gilgamesh (isso mesmo, o lendário guerreiro sumério que quase conquistou todas a nações antiga) que se encontra literalmente morando em seu sofá sem nenhum objetivo na vida. Vemos a essência de um herói. Ele tenta ajudar um amigo, tenta ajudar os meninos e tenta lidar com outros perigos enquanto tenta lidar com assuntos cotidianos e divinos, afinal, ele é um deus.

A trama gira em torno de um misterioso mal que está caçando e destruindo os seres da antiguidade. Isso leva esses seres a buscar por proteção, refúgio ou qualquer outro método que os livre desse mal, a Tormenta, como é chamado.
O desenrolar é tranquilo, bem equilibrado, as passagens entre os quadros são suaves na maior parte da história e a leitura é dinâmica e agradável.
Os Antigos
A tormenta ainda não foi revelada, mas sabemos que ela é real e está chegando! Seus emissários já estão a se espalhar e eles querem o fim dos antigos.
Por que?
Porque eles são os novos deuses e seu império só começa quando o antigo for destruído. Por conta disso, todos os seres mitológicos (centauros, minotauros, Urmut, elfos, e vários outros) estão sendo caçados e mortos. É o fim, simples assim. Até mesmo a imortalidade dos antigos é questionada. Uma era se acaba e outra se inicia. Ou não.
Hércules esta numa busca não apenas por redenção, mas também pela preservação dos seres mitológicos como ele, é uma batalha por sobrevivência. Esse contexto da um clima que prende o leitor. Mistério, luta, amizade, valores, arrependimentos sobrevivência, embate entre deuses.... Isso traz vida à obra. É uma miscelânea de clichês, porém, deu muito certo.
Oque é feio de doer são os nomes dos 3 emissários da Tormenta. Mas um pior e mais bizarro que o outro. Mas seus poderes e arquétipos são bem interessantes.
O que esperar das próximas edições?
Após ter lido 4 edições, eu sinceramente creio que a promessa de um grande e épico final para este arco se aproxima. Tanto que essa saga se cruza com a Guerra Civil II através da HQ Deuses da Guerra (cá entre nós, está muito boa também.). Poderiam até mesmo fazer uma grande saga envolvendo vários títulos, seria bem coerente como a proposta atual da editora. Torço por um desfecho descente, pois a história me agradou muito.

VENHA FAZER PARTE DO NOSSO
GRUPO DO WHATSAPP CLICANDO AQUI!
NÃO SE ESQUEÇA DE COMPARTILHAR ESTE POST EM SUA LINHA DO TEMPO DO FACEBOOK, E COMPARTILHAR COM SEUS SEGUIDORES DO TWITTER!
BASTA CLICAR NOS BOTÕES ABAIXO!
Comments