top of page

Avaliação da HQ Cavaleiro Negro Nº01, 02 e Nº03!

Atualizado: 5 de jul. de 2020


Fala galera, vamos tratar de um dos mais recentes títulos da MARVEL Comics: Cavaleiro Negro Nº01, 02 e Nº03!​


HISTÓRIA POR: Frank Tieri

ARTE POR: Luca Pizzari

CORES: Antônio Fabela

LETRAS POR: Joe Sabino

ARTISTA CONVIDADO: Julian Totino Tedesco

EDITORA ORIGINAL: MARVEL Comics

EDITORA NACIONAL: --- --- ---

PREÇO DE CAPA: $ 3,99

PREÇO DE CAPA BRASIL: --- --- ---

DATA DE LANÇAMENTO ORIGINAL:18 de novembro de 2015


Este é um personagem que até mesmo os fãs da editora não conhecem muito. Mesmo tendo um grande potencial, ele não emplacou como um dos grandes astros. Mas, para nossa sorte a MARVEL não desistiu do personagem lhe dando uma oportunidade valiosa após os eventos da Secret Wars.

Vamos comentar o arco introdutório de sua nova empreitada heroica, as três primeiras edições do título. Mas, para melhor entendermos, conheça um pouco mais do Cavaleiro Negro.


Por dentro do personagem:

O Cavaleiro Negro (Black Knight, em inglês) é um personagem de âmbito medieval. Como o próprio nome já sugere, ele é um cavaleiro de armadura e espada mesmo. Sua primeira aparição foi em Avengers #47 (1967).

Há alguns anos atrás havia um vilão chamado Cavaleiro Negro, este atendia pelo nome Nathan Garrett. Durante um confronto contra o Homem de Ferro ele ficou mortalmente ferido. Sabendo que sua morte se aproximava ele chamou seu sobrinho Dane Whitman. Como últimas palavras Nathan confessa a sua vida de crime e lhe passa todos os seus inúmeros bens. Dentre eles, seu bem mais precioso, a Espada de Ébano. Dane na tentativa de restaurar a honra de o legado de seu tio torna-se o Cavaleiro Negro.

Inicialmente ele não é bem visto com bons olhos, já que herdou o estereotipo de um vilão. Por conta disso houve embates entre ele e os vingadores até finalmente foi reconhecido como um herói. Sendo até mesmo convidado a fazer parte da equipe. Até que...

Bom, vamos para os eventos atuais.

Sinopse:​

Sua História e contada através do tempo. Pertencente a uma família de guerreiros antigos, dês dos tempos de Rei Arthur, de posse de usa lendária Espada de Ébano. Qual será o destino de Dane Whitman em um Mundo Estranho?

Acompanhe as histórias do Cavaleiro na nova e diferente Marvel.


COMENTÁRIOS

Este título é sem dúvida uma das jogadas mais arriscadas que a MARVEL Comics fez após a mega saga Secret Wars. O Cavaleiro negro é um personagem de grande potencial, porem todo esse poderio nunca foi devidamente explorado. Sim, houveram sagas ligadas aos Vingadores e outros títulos em que o herói foi de extrema valia. Tanto que foram feitos diverso arcos onde tudo girou em torno da mitologia deste personagem e de sua espada.

Agora a editora decidiu dar ao personagem e toda sua mitologia o devido respeito, ou não. Como tudo nessa vida, nada é perfeito, este título também não é.

Arte e Enredo

Logo de cara vemos uma arte de capa sombria e temerosa. Fazendo ate mesmo referência a contos medievais de vampiros ou guerreiros berserker da mitologia nórdica. E vemos isso em quase todas as capas, inclusive nas capas variantes. Já no corpo interno das edições vemos uma arte mediana, mas que se encaixa como uma luva no enredo.

Somos apresentados a um novo traje para o personagem. Uma mistura de medieval com adereços modernos adotando um visual quase tecnofantasy. Há alguns adereços que remetem aos guerreiros nórdicos. E o que me chamou muito a atenção foram à espada e o elmo.

Com a mudança no traje e no cenário, a Espada de Ébano manteve o seu design original. Já o elmo deu um ar imponente e agressivo. Em alguns trechos da história o elmo deixa o personagem mais sombrio. Esse é um fato muito importante para a trama.


Presente vs Background

A saga já começa citando o passo do Cavaleiro Negro. Não apenas o passado do atual Cavaleiro, mas citando Sir Percy da Scandia e o legado e maldição do personagem. É uma breve pincelada para atualizar o leitor. A ideia foi ótima, mas acabou deixando algumas perguntas não respondidas.

Em outros trechos os quadros ficam variando entre presente passado explorando o lado bom e sombrio do Cavaleiro Negro em um ritmo forte e constante mantendo o leitor em êxtase tentado descobrir se ele é de fato um herói, um vilão ou mais uma vítima de uma força incontrolável.

Somos apresentados às sombras dentro do herói, maldiçoes e momentos de glorias de forma natural. Há momentos em não sabemos para quem torcer. O que deixa a trama ainda mais emocionante.

Herói contra Herói

Como de costume nos quadrinhos do gênero heroico, as lutas predominam. E nesse título este item está presente. Porem a MARVEL adotou na última década a estranha mania de arrumar desculpas para colocarem os seus heróis para digladiarem entre si. A editora usa qualquer ideia para que isso aconteça, umas muito bem elaboradas, já outras, nem tanto.

O pretexto dessa vez foi bom. E poderia ter sido muito melhor se não fosse por um personagem, DeadPool. Esse maníaco, psicopata, pansexual (tarado por tudo, tudo mesmo) agora é um Vingador!

Entenda, a trama envolve a morte de um vilão, o que não tem nada demais. Oque acaba deixando muito confuso o fado de um assassino está entre os “heróis”. Ao meu ver” os heróis mais poderosos da terra” não têm o direito de cobra nada de ninguém depois de colocarem DeadPool em sua fileira de combate.

Indo pela visão comercial eu até intendo que após o filme, DeadPool tornou-se uma das galinhas dos ovos de ouro da MARVEL. Mas na visão de leitor, é inadmissível. Mas, se deixarmos esse detalhe de lado, todo o restante se encaixa.

Até mesmo os embates físicos e de dialogo caiem bem.

O Mundo Estranho

O Mundo Estranho não é tão estranho assim. Ele existe desde o final da década de 70 e alguns leitores já estão habituados com ele. Mas numa visão geral, foi uma boa ideia colocar o Cavaleiro Negro nesse cenário. Ele estava em seu habitat natural por assim dizer. Quase todas as características de um cenário de fantasia medieval estão lá. Com direito a divisão de povos, culturas, raças e clãs. O que enriquece ainda mais o título.

O que esperar da próxima edição

Após ter lido esse arco inicial eu sinceramente creio que boas histórias estão por vir. Há um gancho que pode dar início a uma saga que se bem trabalha, pode ser grandiosa. E espero que sigam por esse caminho.

Este arco inicial me agradou em muitos aspectos e me decepcionou em outros. Se quer algo interessante para ler que mescle os gêneros heroico, fantasia medieval e modernismo, você acabou de achar um bom título.

Tenha mais informações sobre essa HQ clicando AQUI!

Se você gostou, curta e compartilhe.







VENHA FAZER PARTE DO NOSSO

GRUPO DO WHATSAPP CLICANDO AQUI!


NÃO SE ESQUEÇA DE COMPARTILHAR ESTE POST EM SUA LINHA DO TEMPO DO FACEBOOK, E COMPARTILHAR COM SEUS SEGUIDORES DO TWITTER!

BASTA CLICAR NOS BOTÕES ABAIXO!

 

POSTAGEM ORIGINAL POR TIO LON.

Comments


PARCEIROS 

Gostou da leitura? Contribua agora e nos ajude a proporcionar notícias e novidades a você leitor  

SENSEI OTAKU NERD FOREVER
UNIVERSO OTAKU
bottom of page