Os Leões de Bagdá
- Equipe Fala Tiozão Nerd
- 16 de jun. de 2016
- 2 min de leitura
Avaliação dessa HQ baseada em fatos reais.

Uma história emocionante onde os reis da savana decidem encontrar a liberdade

HISTÓRIA POR: Brian K. Vaughan
ARTE POR: Niko Henrichon
CORES: Niko Henrichon
LETRAS POR: Todd Klein
ARTISTA CONVIDADO: --- --- ---
EDITORA ORIGINAL: DC Comics - Vertigo
EDITORA NACIONAL: Panini
PREÇO DE CAPA: $ 9,68
PREÇO DE CAPA BRASIL: R$ 19,90
DATA DE LANÇAMENTO ORIGINAL: setembro de 2006
Sinopse:
No dia 20 de março de 2003, tropas norte-americanas avançavam no território iraquiano em meio a um conflito que durou 5 anos. Os soldados reuniam forças e marchavam em uma Bagdá deserta e devastada por uma das guerras mais sangrentas do Oriente Médio. Ambientes públicos eram saqueados, pessoas escondiam-se em suas casas protegendo o que ainda restavam de bens materiais e objetos de valor sentimental. Dentre os atingidos, está o zoológico de Bagdá. Funcionários misturavam-se entre as tropas iraquianas que protegiam o local, mas após algum tempo, todos já haviam abandonado os quase 700 animais e deixado cerca de 35 deles serem saqueados ou se perderem em meio a tanta confusão; macacos, camelos, ursos, aves e o que mais pudesse ser vendido ou comido tinha seu destino certo na mão de saqueadores. Os animais ferozes eram menos interessantes, fosse pelo trabalho em capturá-los ou simplesmente por medo.
Comentários:
É neste cenário que um grupo de quatro leões foge do lugar, logo após o bombardeio norte-americano com aviões caça F-18 que detonou todas as grades e paredes que os separavam da cidade. Envolvido com essa história, Brian K. Vaughan, decidido a desenvolver uma HQ inovadora, utilizou as referências do mundo real e a imaginação para transformar esses leões anônimos em verdadeiras celebridades.
Quando a liberdade almejada é finalmente alcançada (mas não por conquista própria, e sim entregue gratuitamente) eles percebem que talvez não estejam preparados para o mundo exterior e nem o mundo exterior preparado para essa brusca mudança.
O jornalista Tim Walker descreve a obra como "a mais bem-sucedida história em quadrinhos a lidar com a Guerra no Iraque"
Os Leões de Bagdá está aí para mostrar como uma discussão pode sair das mídias jornalísticas e dos debates políticos e ganhar uma interpretação tão pertinente quanto poderosa a partir de quadrinhos.
Conheça mais sobre essa HQ clicando AQUI!

VENHA FAZER PARTE DO NOSSO
GRUPO DO WHATSAPP CLICANDO AQUI!
NÃO SE ESQUEÇA DE COMPARTILHAR ESTE POST EM SUA LINHA DO TEMPO DO FACEBOOK, E COMPARTILHAR COM SEUS SEGUIDORES DO TWITTER!
BASTA CLICAR NOS BOTÕES ABAIXO!
AVALIADO POR: TIO LON.
Comments